PUBLICIDADE SUBLIMINAR
Você sabe o que é Mensagem Subliminar ?
A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a mais. A arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de mensagem ou propaganda subliminar toda aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e a aceitamos como se tivéssemos sido hipnotizados. Por definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa.
O conceito de subliminar é anterior a este termo, a palavra "subliminar" teria sido criada por Frederic William Henry Myers, 1843–1901, entretando, a teoria explicando o processo existe desde a grécia antiga citadas por Aristóteles no livro PERVA NATURALIS, por Demócrito e muitos outros; Haveria até mesmo registros de pesquisas experimentais empíricas com subliminares desde Pierre e Jastrow em 1884, com base em teorias de filósofos como Locke, Leibnitz, Helveticus, Helmholtz e James; e Étiene Bonnot de Condillac em 1746 teria sido o primeiro filósofo a descrever como as impressões do mundo exterior recebidas sem consciência afetam estados de ânimo, mas o conceito existe desde os gregos, citado por Demócrito, Epicuro e outros filósofos, as pesquisas iniciaram-se na área da Medicina, em PSIQUIATRIA, experimentos conduzidos em laboratório com "grupo de controle" em universidades da Europa, mas somente com Vicary o conceito foi incorporado ao vocabulário da mídia e popularizado até a banalização.
James Vicary, um especialista em marketing americano, no ano de 1957. Ele foi o fundador de uma empresa chamada "Subliminal Projection Company", e em uma conferência ele revelou para a imprensa que teria patenteado uma nova técnica de vendas que ele nomeou como "projecção subliminar". Essa técnica consistia em usar um taquitoscópio para projectar imagens em uma tela com uma velocidade muito alta, podendo assim exibir imagens entre os quadros de um filme durante uma fracção de segundo.
Segundo a sua hipótese, como as imagens eram apresentadas em uma velocidade maior do que a capacidade do olho humano acompanhar, essas imagens não eram percebidas de forma consciente. Mas Vicary afirmou que elas atingiam diretamente o subconsciente, sendo absorvidas de uma forma quase instantânea. Exatamente por causa dessa característica, a "projeção subliminar" teria um potencial enorme, e o seu uso em campanhas de publicidade provocariam um visível aumento no efeito das propagandas. Para comprovar a sua hipótese, Vicary apresentou resultados de um experimento que ele teria feito.
Em seu experimento, ele inseriu frases durante a exibição de um filme. Então, ele teria medido a diferença percentual na reação dos dois grupos, aquele que esteve presente nas sessões de "projecção subliminar", e o grupo que não sofreu exposição. As frases escolhidas foram "Drink Coke" (beba coca-cola) e "Eat Popcorn" (coma pipoca), e foram apresentadas em noites alternadas. Segundo os seus resultados, nas noites em que as frases foram projetadas as vendas de pipoca aumentaram em 57,7%, e as vendas de Coca-Cola em 18,1%. A experiência foi relatada na revista Advertising Age (Vol 37, pág. 127, 16 de Setembro de 1957).
Fraude de Vicary
A repercussão a respeito da hipótese de Vicary foi enorme. A noção de "mensagem subliminar" passou a povoar o imaginário das pessoas, e a existência de uma ferramenta que poderia influenciar a mente de alguém sem que se pudessem perceber ou mesmo impedir se tornou um tema importante. Encontramos vastas referências ao assunto na literatura, um exemplo clássico é o livro "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, que cita que as mensagens subliminares seriam uma das armas usadas por ditadores do futuro.
Foi então que no ano de 1962, James Vicary concedeu uma entrevista à revista Advertising Age - a mesma onde foram publicados os resultados de sua experiência - em que ele admitiu que se sentiu obrigado a forjar parte dos resultados da sua pesquisa. Vicary afirmou na época que sofreu muita pressão dos investidores para apresentar resultados, e por causa disso, acabou apresentando resultados de experiências que não tinha feito de fato. Em suas palavras:
…nós fomos forçados a divulgar a idéia (da subliminaridade) antes que estivéssemos realmente prontos… Nós não havíamos feito nenhuma pesquisa exceto o mínimo necessário para registrar a patente. Eu tinha pouco interesse na companhia (Subliminal Projection) e uma pequena quantidade de dados, muito pequena para ser significativa.
Os defensores da hipótese de Vicary atribuem a sua afirmação a pressões externas pelos mais diversos motivos, questionando portanto a sua validade. Após esse momento, a força do conceito de mensagem subliminar diminuiu bastante. Muitos cientistas tentaram repetir a experiência de Vicary nos anos seguintes, sem sucesso. Mesmo com numerosos trabalhos feitos até hoje, a maioria possui falhas de metodologia que não permitem nenhuma afirmação conclusiva.
No entanto, o efeito psicológico causado pela imensa repercussão da experiência foi suficiente para o surgimento de diversas teorias conspiratórias, mantendo a fama da força das mensagens subliminares até hoje.
O que hoje consideramos subliminar?
Atualmente o termo subliminar tem sido usado com um sentido diferente da sua definição original. O termo subliminar vem sendo empregado como um sinônimo (ou, também incluindo o conceito) de subentendido. Pode ser subentendida toda mensagem que não está expressa de forma imediata, tendo seu significado implícito. Ela pode ser percebida diretamente por dedução, associação ou análise de contexto. Mensagens subentendidas não estão abaixo do limiar de percepção. (Se estivessem, nunca poderiam ser percebidas de forma consciente.) Mas podem ser apresentadas de uma forma muito sutil, tornando difícil a associação.
Não se pode afirmar com certeza quando ou porque houve essa mudança, mas uma possível explicação é o fato de que a publicidade sempre usou de mensagens subentendidas como ferramenta para a construção de propagandas. Talvez por causa da impressão de existir um "significado oculto", as duas técnicas tenham sido agrupadas em um único significado. No entanto, existe uma evidente diferença entre ambas. Outro ponto é que até hoje, não existe nenhum estudo científico que comprove qualquer tipo de influência persuasiva de uma mensagem subentendida que vá além de uma persuação convencional (presente em qualquer propaganda de televisão). Podemos encontrar muitos sites que usam o conceito subliminar com essa definição.
Em outros casos, pessoas simplesmente são induzidas a encontrar um significado qualquer onde necessariamente não há nenhum. É um exemplo de pareidolia, também definida como validação subjetiva ou uma forma de auto-ilusão.
Nesse caso, uma pessoa costuma usar de seu conhecimento, vivência e suas opiniões pessoais, imprimindo suas idéias naquilo que ela está analisando causando uma distorção. O resultado, é que ela cria um novo significado para aquilo que ela está vendo. Outras pessoas, ao entrar em contato com essa afirmação, fazem uma análise condicionada à opinião anterior - encontrando algumas vezes os mesmos resultados.
Esse é um exemplo do que acontece nos casos de inversão fonética. Também confundidos como exemplos de mensagens subliminares, geralmente são referenciadas pela expressão inglesa "backward masking" ou simplesmente "backmasking". Consiste basicamente em trechos de músicas que se tocados ou lidos de forma invertida formariam palavras ou frases completas, supostamente evidenciando a intencionalidade técnica. No entanto, na maioria dos casos onde existem as mensagens de discurso reverso, não há evidências que seja mais do que indução, aliado talvez a certa coincidência nos fonemas. Até onde se sabe, o cérebro humano sequer é capaz de perceber a existência dessas mensagens. O cérebro não seria capaz de interpretar o som em sentido inverso.
Marlboro foi feito para executivos gays
Surgiu a hipótese de que o design dos maços de cigarro Marlboro foi cuidadosamente criado para criar uma legião de homossexuais tarados e… executivos. Em primeiro lugar, dizem que o polígono vermelho no topo representa literalmente as nádegas assadas de quem fica muito tempo sentado, seja no escritrio, no trânsito ou qualquer outro lugar — isso seria um chamativo para os executivos. Emsegundo lugar, as letras L e B são maiores na palavra para representrem um símbolo fálico, um órgão reprodutor masculino em riste para, finalmente, esquematizar o desenho de um homenzinho excitado.
Vamos aos fatos: por que a maior marca de cigarros do mundo iria limitar seu mercado consumidor, confinando a tal mensagem subliminar ao restrito grupo dos executivos homossexuais quando eles poderiam ganhar o mundo com algo mais abrangente? Depois, CARAMBA… como podem enxergar um homem excitado em uma palavra?!
Procurar por membros sexuais masculinos em figuras ao acaso é uma ciência e arte. A criatividade deve ser aguçada e seus olhos devem enxergar mais sorrateiras estratégias daqueles que desejam transformar nossas crianças em uma legião de cãezinhos tarados.
O pênis é um símbolo com significado que surge depois que iniciamos nossa vida sexual. Vamos supor, sim, que esta imagem acima fique estampada no inconsciente das crianças; o que significaria um símbolo desses para elas? Absolutamente nada. Uma “mensagem sublminar” desse tipo não teria o menor impacto a um simpático e puríssimo pirralho, que nunca viu e não faz nem idéia do que isso seja, nem para que serve e tampouco por que esse negócio comprido é considerado um tabú na cultura ocidental. Além disso, se você pensar bem é possível ver padrões sexuais em qualquer tipo de imagem.
Eu mesmo fiz um teste com o meu caderno, que tem uma capa cheia de folhas de outono caindo pela frente das árvores, e reparei que existe um homenzinho excitado com chapéu de minerador. É como aquela história sobre existir códigos proféticos na Bíblia em linhas verticais, horizontais, diagonais ou em degrau. Um matemático então demonstrou que seria possível, através desse método, extrair profecias como a morte de Kennedy ou o resultado da Copa de 2002 até mesmo do livro “Moby Dick”.
Rei Leão te ordena a matar e fazer sexo
Eis o texto retirado da própria fonte, cujo nome e link não mostrarei a fim de dar-lhes o gosto da fama: “(…) uma criança disse à sua mãe que cortava carne na pia: «mãe eu quero sua faca». A mãe perguntou para que? A criança respondeu: «Eu quero matar você. O Rei Leão disse que eu posso matar você!»” — E o que mais? Nada. Sem fonte, nomes, local, simplesmente um boato jogado ao ar se transforma em uma prova imaculada. Faço ainda uma ressalva curiosa: uma das garotas que apresentou o seminário ao qual assisti disse: “Em um encontro da igreja que participo, ouvi isso de uma mulher de lá! Ela disse que o menino dela pediu a faca pra mãe para matar, porque o Rei Leão tinha dito isso a ele. Eu ouvi!”. No entanto, descobri que essa história já é antiga e definitivamente não saiu da igreja da moça, mas, sim, de um jornal hipotético sobre uma famíia norte-americana hipotética em um site sobre mensagens subliminres bastante famoso. “Mentira tem perna curta”.
Qual a conclusão sobre essas mensagens subliminares? Desde sempre o homem nunca quis assumir os próprios erros. Começa logo cedo no jardim da infância, quando o irralho folgado que passou o dia assistindo desenho animado esquece de levar a lição de casa do dia para a escola — aí ele joga a responsabilidade em algo sobrenatural. Este tipo de comportamento faz parte de uma miríade de outras táticas estudas em psicologia. É um assunto assaz interessante, todas tratando a “covardia” humana da mesma maneira.
e você derramar nanquim sobre o logo da Coca-Cola, dobrar em 4 e espelhar, surgirá a imagem de Darth Vader.
A humanidade tem a tendência instintiva de passar a culpa de alguma coisa ruim para uma força fantástica, mística e incontrolável, além de qualquer responsabilidade e alcance do cidadão comum. Seria bom que as pessoas parassem para pensar, admitir que são elas as responsáveis pelo que acontece aqui no mundo real e arregaçar as mangas para fazer deste planeta um lugar mais bacana, ao invés de esperar que tudo se resolva sozinho, a partir do momento em que forças malígnas sexuais emanadas por marketeiros tarados parem de agir.
é verdades esse tross da coca-cola ???
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