quinta-feira, 6 de outubro de 2011

DICIONÁRIO DE LENDAS & MITOS PARTE 1


                                   
Lobisomem                Chupa Cabras                     Lúcifer                      Iao Abraxas


Iao Abraxas - Animal demoníaco, na mitologia Persa, onde é descrito como um cruzamento entre um dragão de duas pernas e uma serpente com cabeça de galo ou de burro.
O seu nome significa « o ser supremo».
Desde a Antiguidade até à Idade Média as gemas, pedras semipreciosas artisticamente lapidadas com a figura de Abraxas eram tidas como poderosos amuletos.

Anis Negra - Nome dado a um animal horroroso espírito canibal de rosto azul, com um único olho penetrante e garras de ferro.
Tinha por hábito de se esconder atrás de um carvalho até escurecer para apanhar crianças das vizinhanças e as devorar.

Ankou - Também conhecido por «guardião dos cemitérios», ele guarda cemitérios por toda a Europa. Em tempos recuados sempre que se inaugurava um cemitério, costuma-se queimar uma pobre alma viva numa sepultura não identificada que fica-se mais a norte.

Asrai - Pequenas e delicadas fadas marinhas que vivem nas profundezas dos lagos. São muito belas, com longos cabelos verdes, têm centenas de anos.
Extremamente tímidas, as Rai só vêm à superfície uma vez por cada cem anos para olhar a lua.
Baal -  O comandante das tropas do Inferno, ou seja uma das maiores potências militares dentre os demónios. Sabe-se também de sua natureza hermafrodita e que já foi adorado por caldeus , babilónios e israelitas. 
 
BaKa - É um temível ghoul nativo da ilha vodu de Haiti. Após morrerem, alguns membros de certa tribo regressam à terra como Bakas, espíritos com forma de esqueletos que mutilam as vitimas antes de tentarem mutilar a sua carne.

Barguest - Espécie de papão ou Hobgoblin travesso que tem cornos, garras e dentes aguçados e olhos vermelhos. Dispõem-se, principalmente, a assustar e a fazer mal ás crianças desobedientes.
Muito comuns no Norte de Inglaterra, passam nas ruas à noite dando guinchos horrorosos e incomodando as pessoas que estão a descansar.

Goblin - Nome geral para o espírito familiar demoníaco ou nocivo que vive em casas particulares ou nas fendas das árvores.
Geralmente, são pequenos e de aparência bastante esquisita, pois são morenos e curvados, usando chapéus puxados para os olhos, e tem as mãos muito grande e deformadas.
Kuei - Fantasmas maléficos chineses que retiram a sua forma e poder das forças da escuridão, azar e morte. Trata-se, geralmente, dos fantasmas de pessoas que em vida, tinham sido más e não mereceram o paraíso.

Djinn - É uma espécie de espírito na tradição árabe. Um djinn que seja bom toma frequentemente a forma de uma mulher, enquanto um mau aparece como um monstro com cabeça de hiena e quadris de lobo. Alguns foram aprisionados em garrafas de latão ou compartimentos de onde eram intimidados a realizar os desejos dos seus captores.

Lobisomem - Metade homem, metade lobo tem as suas origens na antiga crença pagã  da Grécia. Na lenda popular o Lobisomem era perigoso e perverso na sua forma animal, massacrando animais e devorando crianças; durante o dia porém, não passava de um inofensivo aldeão.

Chupa cabras - Nome dado a um suposto ser ou monstro que ataca e mata animais, tirando todo o seu sangue e causando mutilações bastantes especificas, geralmente na região dos olhos e da boca.
O nome parece ser originário do México, mas o fenómeno repete-se em toda a América.

Brigit / Brid / Brigid / Brig - O seu nome significa "flecha de poder". Brigit era filha do Dagda, sendo chamada A Poetisa. Outro aspecto de Danu, associada a Imbolc. Tinha uma ordem dedicada a ela, formada só por mulheres, em Kildare, na Irlanda, que se revezavam para manter o fogo sagrado sempre aceso. Deusa do fogo, fertilidade, lareira, todas as artes e ofícios femininos, artes marciais, curas, medicina, agricultura, inspiração, aprendizagem, poesia, adivinhação, profecia, criação de gado, amor, feitiçaria, ocultismo.

Cernunnos - O seu nome deve ser pronunciado como se tivesse um "k": kernunnos. Deus Cornudo, Consorte da Grande Mãe, deus da Natureza, Senhor do Mundo. Comumente representado por um homem sentado na posição de lótus, cabelo comprido e encaracolado, de barba, nu, usando apenas um torque (colar celta) ao pescoço, ou ainda por um homem de chifres, sendo, por isso, erroneamente comparado ao diabo dos cristãos. Os seus símbolos eram o veado, o carneiro, o touro e a serpente. Deus da virilidade, fertilidade, animais, amor físico, natureza, bosques, reencarnação, riqueza, comércio e dos guerreiros.


DICIONÁRIO DE LENDAS & MITOS PARTE 2

              

     DAGDA                                     HERA                           NEPTUNO                           LÚCIFER


Dagda - No folclore irlandês, o Dagda era chamado de O Bom Deus, Grande Senhor, Pai dos deuses e dos homens, o Arquidruida, deus da magia, da terra. Rei supremo dos Tuatha de Dannan, mestre de todos os ofícios, senhor de todos os conhecimentos. Teve vários filhos, entre eles Brigit, Angus, Midir, Ogma e Bodb, o Vermelho. O Dagda tinha uma harpa de carvalho vivo que fazia com que as estações mudassem quando assim o ordenasse. Deus dos magos e sacerdotes, senhor dos artesãos, da música e das curas.

Belial - O seu nome deriva do hebraico e significa Rebelde e/ou Desobediente. Dentro das suas características Destaca-se a mania de mentir . Aparece sempre com uma beleza sobre humana, apesar da igreja e da tradição católica sempre representa-lo com as mais grotescas das formas este grande corruptor especializou - se em seduzir adolescentes ,mas é verdade que paga os seus favores com uma devota protecção.
O inferno nunca recebeu espírito mais dissoluto, mais bêbado, nem mais enamorado enquanto o céu nunca perdeu mais formoso habitante .
Sabe-se que Belial foi um dos primeiros anjos a aderir à Rebelião de Lúcifer e que foi o que mais arrastou outros consigo, ele é um ícone de todos os rebeldes e inconformados sendo de natureza louca e de pouca
profundidade filosófica ele é  altamente destrutivo.
Leviata - Do hebraico : "Serpente Tortuosa" Grande almirante do inferno e senhor dos mares , favorece os homens e as mulheres que gostam de correr o mundo , servindo-lhes para obter fama e honras. Também é chamado de "O grande embusteiro", pela facilidade com que triunfa em lances políticos , tratados comerciais e intrigas palacianas.
Toma quando é visto aspectos multiformes estonteantes e vertiginosas . Especializa-se em possuir as mulheres famosas.
Ele é patrono da Melancolia e da Poesia
Satã ( Satan , Satanás ) - O seu nome , em hebreu significa "o inimigo", ou seja ele representa o espírito vingativo , o não perdão e a injustiça para quem não a merece, possui rudeza e agressividade em cada gesto e ideia é o mais cruel entre os seus irmãos, representa o sentido da luta é a acção em busca de seu objectivo, não importando as consequências, e da meta, custe o que custar
Belphegor (Belfagor) - Demónio dos inventores , dos descobrimentos e das soluções engenhosas. Um fato peculiar que pode ser estudado e a de que ele sempre se apresenta de boca aberta .Seus adoradores lhe rendem culto servindo-se de gretas e fendas ,através das quais lançam as suas oferendas.
Muitas vezes e visualizado como " uma aparência feminina de deslumbrante juventude e beleza.
Lúcifer - Príncipe dos demónios, seu nome significa " Estrela da Manhã ",sem dúvida pelo esplendor de sua presença. É um dos mais belos dentre os anjos caídos, e sua formosura é especialmente melancólica, com uma sombra de dor que cobre continuamente a suavidade de seus traços . Costuma-se dizer que nesta
característica reside a chave de sua sedução já que não há nada mais irresistível ao coração humano do que o sofrimento unido à beleza . Existe na filosofia muçulmana sob o nome de Iblis ou Eblis , exerce poder
geográfico sobre todos os países da Europa .
Sua personalidade é sempre tranquila e segura de si um verdadeiro aristocrata e estrategista por natureza ,mesmo quando irritado mostra-se calmo sendo assim bem diferente de Satan , na verdade muitos acham que os dois são duas caras de uma face só.

Baalberit - É chamado de "O Arquivista". É advogado astucioso e possui uma prodigiosa memória , Os fenícios o tomavam como testemunha de seus juramentos.
Entre os séculos XV e XVII, apareceu invocado com frequência nos grimorios populares como campeão de causas perdidas.

Belzebu - O seu nome significa " O Senhor das Moscas" É lhe reconhecido o número dois na hierarquia infernal, imediatamente abaixo de Satanás, alguns estudiosos afirmam que desde à mil anos atrás, é ele que domina o inferno. 
A imensidade do seu poder e do pavor que seu prestigio provoca , sua iconografia é contraditória assim como os dados que possuímos a seu respeito como na maioria das escrituras sobre os demónios uma lenda negra foi escrita para Belzebu , mais sem contar estes conceitos cristãos impostos dizem que ele possui feições que reflectem grande sabedoria e um ar ameaçador .


DICIONÁRIO DE LENDAS & MITOS  PARTE 3


                        
            ASMODEU                            PÉGASO                                  SATà                                 DJINN


Astaroth - O seu nome têm origem no hebraico, que significa "Multidão", "Assembleia" ,"Rebanho". Poderoso mais desventurado, afirmam ter sido condenado injustamente à sua situação. Patrono dos banqueiros e homens de negócios .Representa a ganância e a confirmação da posse.
Sua natureza é extremamente cooperativa, de certo devido à sua personalidade comercial .
Ele também governa as paixões por jogo a dinheiro , mesmo sendo de personalidade extremamente possessiva, ele nunca irá roubar, dando preferências, a pactos e ao comercio.

Lilith - Em grego, " Hecate ; A que fere de longe", no hebraico Lilith significa , "A Nocturna" e em sumeriano, Ereshkigal. Mulher bonita e silenciosa com uma profunda solidão. A Serpente da Sedução, a Mãe da Luxúria. Uma centena de anos depois, a força obscura da natureza humana feminina está crescendo rápido pelo mundo.
De qualquer modo, ela é um arquétipo muito antigo, perdido no tempo.

Asmodeu - O Destruidor, é um dos mais antigos demónios o Pai dos Jogos, do mistério e da perversidade .Ele não é de conversas ou diálogos, mas isso de modo algum representa modéstia, a sua meta é a destruição aos que a merecem.

Morloch ( Moloch ) - O Senhor do País das Lágrimas, e intimamente relacionado com a Fertilidade e é muitas vezes reconhecido com uma cabeça de boi .

gaso - O cavalo comum é um símbolo tradicional do desejo carnal. Os centauros, metade homens, metade cavalos, são monstros que representam a identificação do ser humano aos instintos animalescos. O cavalo alado, ao contrário, é símbolo da sublimação e da imaginação criadora.

Pégaso, segundo a mitologia grega, nasceu do sangue da Medusa, após ser esta decapitada por Perseu. Atenas domesticou o cavalo alado e ofereceu-o ao herói grego Belerofonte, para que combatesse a Quimera. Com ele, Belerofonte tentou aproximar-se do Olimpo, mas Zeus fez com que Pégaso corcovasse, provocando a queda do cavaleiro, que morreu. Transformado em constelação, o cavalo passou desde então ao serviço de Zeus.

Blodeuwedd - O seu nome foi traduzido como "flor branca", sendo representada, muitas vezes, com um lírio branco nas cerimónias de iniciação celtas de Gales. Criada por Math e Gwydion, o Druida, para ser esposa de Lleu, foi transformada em coruja por causa do seu adultério e da conspiração para a morte do marido. Aspecto virginal da Deusa Tríplice dos galeses, Blodeuwed tinha por símbolo uma coruja. Seu domínio é o das flores, sabedoria, mistérios lunares e iniciações

Hera - Era a deusa grega equivalente a Juno, no panteão romano. Deusa do casamento, irmã e esposa de Zeus. Retratada como ciumenta e agressiva, odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos.
Possuía sete templos na Grécia. Mostrava apenas os seus olhos aos mortais e usava uma pena do pássaro para marcar os locais que protegia. Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite, sua maior inimiga.

Neptuno, Posídon - Na mitologia grega, Posídon (em grego antigo Ποσειδῶν), também conhecido como Poseidon ou Possêidon, assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Neptuno e pelos etruscos por Nethuns. Também era conhecido como o deus dos terramotos e dos cavalos. Os símbolos associados a Posídon com mais frequência eram o tridente e o golfinho.


DICIONÁRIO DE LENDAS & MITOS PARTE 4


                        
              MEDUSA                               ZEUS                                  DRAGÃO                                OSÍRIS


Medusa - Era portadora de extrema beleza juntamente com suas duas irmãs. Quando estava sentada num campo cercada de flores de Primavera, o deus do Oceano, Poseídon, une-se a ela e gera os seus dois únicos filhos, mas estes só nascem no momento da morte de Medusa.
A vida das três irmãs, vidas debochadas e dissolutas, aborrecia os demais deuses, principalmente à deusa Afrodite. Para castigá-las, Afrodite as transformou em monstros com serpentes em vez dos seus belos cabelos, presas pontiagudas, mãos de bronze, asas de ouro, e seu olhar petrificava quem olhasse directamente em seus olhos.
Temidas pelos homens e pelos deuses, as três habitavam o extremo Ocidente, junto ao país das Hespérides
e vizinhas de Nix (a deusa da Noite).


Zeus - Na mitologia grega Zeus era deus do céu e da Terra, senhor do Olimpo, deus supremo. Conhecido pelo nome romano de Júpiter. Filho mais novo dos titãs Cronos e Réia. Seus irmãos eram: Posídon, Hades, e Hera. Era casado com Hera, e pai de diversos deuses, como Atena, Artemis, Apolo e Afrodite.
Zeus sempre foi considerado um deus do tempo, com raios, trovões, chuvas e tempestades atribuídas a ele. Mais tarde, ele foi associado à justiça e à lei. Havia muitas estátuas erguidas em honra de Zeus, a mais magnífica era a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os jogos olímpicos eram realizados em sua honra.


Dragões ou dragos (do grego drákon, δράκων) -  são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ou serpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes.

Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas.
Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras.


Osíris -  Era um deus da mitologia egípcia, associado à vegetação e a vida no Além. Oriundo de Busíris, no Baixo Egipto, Osíris foi um dos deuses mais populares do Antigo Egipto, cujo culto remontava às épocas remotas da história egípcia e que continuou até à era Greco-Romana, quando o Egipto perdeu a sua independência política.
Marido de Ísis e pai de Hórus, era ele quem julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se procedia à pesagem do coração.


Ré (ou Rá) - É a principal divindade da mitologia egípcia. A forma onomástica mais correcta em língua portuguesa é . foi usado durante muito tempo por influência de obras historiográficas em língua inglesa, onde a transliteração do nome do deus é .
A representação habitual de Rá era na forma de um homem com cabeça de falcão encimada pelo disco solar e pelo uraeus (serpente sagrada que cuspia fogo, destruindo desta forma os inimigos do deus), segurando nas mãos o ankh e o ceptro uase. Rá foi adorado desde os tempos mais remotos da história do Antigo Egipto, encontrando-se associado desde cedo à realeza.




Nenhum comentário :

Postar um comentário