Tiptologia
Tiptologia. (Tipto = golpear; logos = tratado). Nomenclatura usada pelos especialistas para designar o estudo(ou o mesmo efeito) dos "raps", plural da palavra inglesa "rap" (choque, golpe, batida)que em forma verbal significa bater, golpear repetidamente. Tiptologia: a telergia produzindo ruídos.Truques e efeitos comuns. 0 neoespiritismo, ou espiritismo moderno, nasceu de um caso de tiptologia fraudolenta, efetuado pelas irmãs Fox, Cathy e Margaret, no estado de Nova Yorque quando contavam entre sete e oite anos e meio de idade respectivamente. Este fenômeno acontecia em 1847. Anos mais tarde, em 1888, as irmãs Fox confessavam publicamente a fraude, consistente em produzir estalos, por meio da articulação do dedo grande do pé, além de utilizar, também, as articulações dos joelhos e dos tornozelos, servindo como caixa de ressonância , uma mesa, uma cadeira de madeira, etc. Inclusive, pode se efetuar com os tendões, placas de ferro (escondidas entre as tábuas de uma mesa ou no próprio corpo do detado), e assim por diante.
Omitimos outros inumeráveis truques como os desmascarados pelo famoso metapsíquico Hodgson, ou pelos grandes ilusionistas Davis e Houdini.
Não se pode negar que o calor e outras energias físicas comuns, como, a umidade, a eletricidade estática, etc.,podem ser responsáveis normais de muitos "raps". Muitas vezes, porém, a origem desses "raps" é a Telergia. Alguns exemplos: Em janeiro de 1956, uma casa "mal assombrada", em Saint-Lupicin, Jura, tornou-se conhecida em toda a França através dos jornais. Chamaram o sacerdote do lugar para que benzesse a casa. 0 sacerdote aceitou, mas como homem culto que era, aconselhou que afastassem da casa a menina Juliette R., na qual ele via o dotado responsável de tudo. A família seguiu o conselho do sacerdote, e esta "benção" surtiu efeito: daquele dia em diante desapareceu o encantamento. .. Antes, muitos pesquisadores, pessoas cultas, a polícia, etc tinham observado tudo e cada coisa sem encontrar nem o mínimo vestígio de fraude.
Economia de Energia. René Sudre, para explicar a economia de energia que pode apresentar a tiptologia (violentos "golpes", mas que podem não deixar marcas, exemplifica: "Quando se dá um golpe de martelo sobre um prego, originam-se três efeitos principais: um efeito mecânico, (a introdução do prego); um efeito térmico ( o aquecimento); um efeito vibratório(que se percebe como ruído-som). Os dois primeiros absorvem quase toda a energia. Ora, este desperdício em em movimento e em calor é muito limitado nos ruídos parapsicológicos e por isso a algazarra horripilante que se ouve nas casas "mal assombradas", não exige mais que um pequeno desgaste de energia".
Tipos de ação. Podemos classificar a telergia sob dois pontes de vista. No primeiro, observamos que os ruidos se podem efetuar em contato ou à distância; e no segundo, o do ruído, em superficiais e profundos. 0 mais normal é que se efetuem os "raps" em mesas de madeira, encontrando-se mais dificuldades sobre objetos de metal. Também observamos que a intensidade dos sons preduzidos estão em razão inversa à umidade e densidade da madeira. Sob a ação da telergia as mesas costumam ficar carregadas de eletricidade, tendo-se comprovado(por exemplo, René Sudre com a sua teoria Iloclástica, e anteriormente, em 1872, o Dr. Serilar) que a tiptologia se deve não a um esforço de pressão ou de torção, senão as ações estritamente localizadas e espalhadas em centros.
Permita-nos citar também a Allan Kardec (codificador de espiritismo latino), que teve que reconhecer que quando se ouvem golpes nas mesas ou em outros lugares, não é que o espírito esteja golpeando com a mão ou com qualquer outro objeto. Dirige somente um feixe de fluído ao ponto de onde vem o ruído, e este produz o efeito do um choque elétrico". Não é preciso dizer que o "espírito do morto" é na realidade, unicamente o inconsciente do dotado vivo. Mas existe também o golpe externo, Crawford verificou unicamente ruído sobre a superfície. Era devido a golpes por formações ectoplasmáticas em todos os graus de visibilidade.(Podemos descrever o ectoplasma como uma telergia condensada e visível).
No Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP) temos observado fenômenos das duas classes: tiptologia de origem superficial e tiptologia de origem profunda. Também se verifica o efeito poli-psíquico. À grande distancia ou com grandes obstáculos entre o dotado e a mesa, por exemplo, o fenômeno desaparece. É um fenômeno parapsicológico que como tal só se manifesta nos "sensitivos" e segundo o grau de "dons" que possuam. Aparece e desaparece subitamente, seguindo a mutabilidade típica das condições psicológicas e parapsicológicas.
Todo este conjunto do características da tiptologia, assim como os fatos (frequentemente observados) de perda de peso do dotado na produção dos "raps" e de ser frequentemente acompanhado perceptivelmente por movimentos musculares do "médium" (dotado), coincidem com o que caberia esperar de um efeito de telergia. As manifestações inteligentes expressadas pela tiptologia não superam a inteligência do dotado (levando-se em conta o que logicamente se pode esperar do inconsciente e seu talento e faculdades, inclusive, parapsicológicas).
Nenhum comentário :
Postar um comentário