segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Caaba e a Pedra Negra

Na península da Arábia, a 64 km do Mar Vermelho, vamos encontrar a cidade de Meca, terra natal do profeta Maomé, onde está localizada a Caaba.
A palavra Caaba significa 'construção quadrada'. A estrutura tem 12 m de comprimento, 10 m de largura e 15 m de altura, está sobre uma plataforma e coberta por uma colcha de brocado preto, bordada a ouro com versos do Corão sagrado.
A construção, feita de pedra cinzenta e mármore, está orientada de tal forma que os quatro cantos correspondem aos pontos cardeais da bússola.
A iluminação dentro da Caaba é feita por candeeiros suspensos de prata e ouro, que criam um ambiente sagrado para a Pedra Negra.

Resultado de imagem para caaba e a pedra negra

As origens da Pedra mantêm-se obscuras pelo misto de lenda e de santidade que lhe foi conferida por Maomé. Ela tem forma oval com aproximadamente 18 cm de diâmetro, foi quebrada no século VII, e hoje sua forma está restaurada graças a uma montagem de prata.
Os peregrinos devem contornar e beijar sete vezes, antes de completarem a peregrinação a Meca.

Os geólogos acreditam que a sua origem é meteórica, mas de acordo com a tradição ela veio do Céu, caiu no Jardim do Paraíso e foi oferecida a Adão depois de Deus o ter expulso do Paraíso para absolver os seus pecados. A lenda conta que a pedra era inicialmente branca, tendo-se tornado preta por ter vindo a acumular os pecados dos homens.

Segundo a tradição, a Pedra foi dada a Abraão pelo anjo Gabriel.
Aproximadamente no segundo milênio antes de Cristo, Abraão deixou sua família na cidade de Ur, na Mesopotâmia, e foi viver na Palestina. Como sua idosa esposa parecia ser estéril, a pedido dela, Abraão casou-se com uma escrava chamada Agar, que lhe deu um filho, Ismael.
Alguns anos depois Sara deu à luz um filho, Isaac. Como esse nascimento causou discórdia entre as duas mulheres, Abraão levou Agar e Ismael para o vale de Meca, uma região desértica, deixando-os com provisões, e voltou para Sara.
Já quase sem água, Ismael arrastou o calcanhar na areia e viu brotar uma fonte de águas limpas e frescas. A fonte tornou-se o poço Zem-Zem.
Quando Abraão foi visitar Agar, resolveu junto com Ismael, construir próximo ao poço, um santuário, com a Pedra Negra incrustada em sua parede.

A água atraiu viajantes que levavam mercadorias do sul da Arábia para os bazares da Síria e Babilônia, fazendo o comércio prosperar; e a Caaba trouxe multidões de crentes que vinham a Meca fazer suas preces. Com o passar dos anos esse local, hoje a Caaba, se tornou o lugar mais sagrado do Islamismo.

Muitas histórias atestam o poder mágico da Pedra Negra. Numa delas o guerreiro Abaha jurara destruir a Caaba pagã. Mas quando chegou com o seu exército às portas de Meca, o elefante que o transportava pôs-se de joelhos e recusou-se a transportá-lo para o interior da cidade. A seguir a isto, bandos de pássaros arremessaram pedras contra as suas tropas com implacável certeza, o que levou o guerreiro e seus soldados a desistirem do ataque.


Fonte bibliográfica:
Atlas do Extraordinário - Lugares Misteriosos
História em Revista - A Marcha do Islã



3 comentários :

  1. ESSE MUNDO ESTA INFETADO POR LOUCOS E FANATICOS COMO PODE UM ANIMAL TAO INFELIS QUANTO OS CERES HUMANOS AINDA SE DIZ SER INTELIGENTES ESSAS PRAGAS E OA VERMES ALIENIJAS PARA ARRAZAR ESSE PLANETA QUE PORRO DE PEDRA ESSA MERDA E UMA PEDRA COMO AS OUTRAS PEDRAS NAS MAOS DE UM MACACO NEM UMA E MELHOR QE OUTRA ELES VE AS COISAS TODAS IGUAIS COM E MESMA SERVENTIA

    ResponderExcluir
  2. Não sabe nem escrever e quer discutir sobre religião, cada um tem a sua, e acredita no que quer.
    Os judeus não tem uma parede de pedra que eles enchem de bilhetinhos?
    Os cristão católicos não tem um corpo de jesus de cera?E ainda creem que o Papa é um santo de Deus na terra?E ainda oram a imagens de barro esperando que lhes façam milagres?
    Para cada religião tem algo sagrado, cabe a nós termos o mínimo de respeito,e não discutir e muito menos criticar, pois cada um tem sua fé e cada um têm o direito de escolha, e não se esqueça você também é humano, e também não é perfeito, para de olhar o cisco no olho do seu irmão e preste atenção no tijolo que esta no seu!

    ResponderExcluir
  3. Todos tem o livre arbítrio,ou seja,cada um escolhe o que quer,na verdade são crenças ou tradiçoes,que não cabe a nós nenhum questionamento,acho tambem que o comentarista do dia 22 de janeiro de 2013,também foi infeliz em seus comentários,e concordo com o comentarista do dia 1 de junho de 2013,não estou aqui para julgar ninguem,pois tenho minhas falhas,más se alguem acredita estar certo carregando ou dobrando os joelhos diante de imagens fabricadas por mãos de homens,e adorando este objetos,e até acreditando que o tal de Papa,que é o seu líder é santo e nem pode pecar,isto sim é um absurdo,pois todos que pisamos,ou vamos pisar nesta terra estamos sujeitos a falhas e erros,então não critiquem a religião dos outros,pois uns acreditam em Buda,outros em Maomé,e assim por diante,temos pessoas nesta terra,que adoram até ratos,e baratas,assim mesmo não devemos criticá-lo,se você quiser convencer alguem de que esta certo,tete fazê-lo individualmente,ou quem sabe em coletividade,más não chegue criticando a ninguem,pois assim você só tem a perder,faça suas orações para estas pessoas que você considera errados,e deixe que o Pai das Luzes faça o julgamento!

    ResponderExcluir